O que acharam do titulo, deste post ?
Uma pergunta um pouco estranha, quase um enigma, uma charada, mas experimente fazer essa pergunta de forma mais sincera que conseguir.
Uma pergunta um pouco estranha, quase um enigma, uma charada, mas experimente fazer essa pergunta de forma mais sincera que conseguir.
Será que você é mesmo quem acha ser? Ou é um reflexo do mundo que o cerca? Quantas vezes você age porque espera o reconhecimento de alguém?
Estou fazendo todas essas perguntas para você hoje porque cada dia que passa vejo mais e mais, cursos prometendo fórmulas para isso ou aquilo, cursos se tornar uma pessoa eficiente. E cada dia que passa estamos mais doentes, mais depressivos, cada dia que passa nossa paciência no trânsito está menor, a tolerância com o colega de trabalho já não existe mais, sua família quase nem sabe quem você é.
Então pare um minuto, respire profundamente e se pergunte…
Quem sou eu verdadeiramente ?
Talvez você responda que é um sujeito casado, marido que precisa sustentar uma família; talvez você seja a mulher que não quer depender de homem algum; pode ser que você seja o jovem que não quer se prender a ninguém; talvez você seja alguém que não consegue parar em nenhum emprego ou apenas um azarado que não teve sorte nesta vida; pode ser ainda que você seja aquele que trabalha 16 horas por dia buscando ser o melhor…enfim somos muitos, mas eu insisto: quem é você verdadeiramente?
Pode ser que a resposta seja simples, que venha acompanhada de um nome e sobrenome apenas, mas você é mais que isso e sabe porque ?
Porque além de considerar esse eu consciente, você precisa também considerar o eu que não é consciente, ou seja, você é também tudo que se encontra inconsciente.
Este post pode ser considerado o mais confuso, e mesmo no meio desta confusão, meu único objetivo aqui é criar uma confusão maior, pois essa é a condição que indica que você está pronto para ser realmente quem você e em ir em busca de si.
Para ser quem somos em essência é preciso muito mais que qualquer técnica, é preciso ter coragem para olhar para alguém que existe em você e mesmo assim, ainda é difícil de se reconhecer.
O importante aqui é saber que você “É” muito além de quem acredita ser, basta olhar para dentro !
Daniel Gomes
psicoterapeuta junguiano
dgterapia@gmail.com